Estado incentiva desenvolvimento do oeste baiano durante a Bahia Farm Show



Do agronegócio à agricultura familiar. A Bahia Farm Show chega à 15ª edição em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, com expectativa de atrair 70 mil pessoas. O Governo do Estado apoia o evento com diversas ações, a exemplo da atração de negócios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e do lançamento de linhas de crédito, com a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia). Já a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) atua como articuladora entre os produtores e os órgãos do governo estadual. 



A feira, que começou na terça-feira (28) e segue até sábado (1º), reforça a visibilidade do oeste da Bahia, que já atrai os olhos do país inteiro e também de fora do Brasil. Sasha Thompson, por exemplo, é produtora de leite originária da Nova Zelândia e está há 10 anos na região. “Nós observamos o mundo em busca de oportunidades. Estamos sempre vindo à Bahia Farm Show para ver a disponibilidade de tecnologia”, afirmou a produtora. A expectativa é atrair 70 mil pessoas nos cinco dias de evento.

SDE

Segundo o coordenador de Atração de Investimentos da SDE, Humberto Bonfim, é a primeira vez que a secretaria monta um estande na Bahia Farm Show. “Estamos oferecendo consultoria gratuita e temos o objetivo de atrair novos investimentos para o agronegócio, gerando mais empregos e renda. Nós prestamos informações relacionadas aos programas de incentivos fiscais, de infraestrutura, para que as empresas se instalem na região", explicou. 



Empresário do ramo de recicláveis, Márcio Pes aprovou o atendimento da SDE. “Eu vim à procura de informação. Nós temos uma indústria de reciclagem há sete anos, geramos 50 empregos diretos e estamos querendo expandir o negócio. Fomos muito bem recebidos. Viemos saber como a SDE pode nos ajudar, desde o incentivo, na relação com a Coelba e com a Embasa, e no apoio com o financiamento para ampliação”.


O SAC Empresarial também está presente no estande da SDE para divulgar o órgão, em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e com o Sebrae. “Nós temos um serviço de formalização e atendimento ao microempreendedor individual e de orientação sobre a abertura de empresas. Temos também atendimento específico para o microempreendedor individual [MEI]. Neste evento, temos o intuito de divulgar os nossos atendimentos e serviços”, disse a coordenadora do SAC Empresarial, Ana Luiza Mascarenhas.

Desenbahia

A Desenbahia lança na Bahia Farm Show uma linha de crédito específica para realização de novos investimentos no setor do agronegócio. Com recursos próprios e taxas competitivas, a Desenbahia busca financiar a aquisição de máquinas e equipamentos ligados à atividade agropecuária. A agência de fomento participou de todas as edições do evento, sendo líder por vários anos em intenções de negócio.


Gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, João Pedro Cardoso destacou que a agência tem quebrado recordes de captação de investimentos a cada ano. “Este ano, temos linhas para máquinas, conversão de solo, energia renováveis, pecuária, irrigação e as mais diversas áreas. Pretendemos fechar, hoje, no mínimo R$ 20 milhões, e este é apenas o início da feira. O nosso maior lucro é o crescimento do produtor”, ressaltou.


Segundo João Pedro, basta o produtor apresentar a documentação e o orçamento da máquina para protocolar a intenção de financiamento. “Estaremos atendendo até o último minuto da feira. A cada dia que passa, as propostas aumentam. O agronegócio está cada vez mais pujante. Os clientes fidelizados estão voltando e temos clientes novos a cada dia”, finalizou.

Agricultura familiar

A agricultura familiar baiana também tem espaço na Bahia Farm Show. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representantes da agricultura familiar e da economia solidária de mais de 20 municípios expõem produtos no evento.


Um deles é o agricultor familiar Tilson Prates, de Itabuna. “Expor nossos produtos é muito importante para nós, porque esta é uma região muito próspera. É um novo nicho de mercado, para onde vem gente do país inteiro. Nosso estande já foi visitado por gente de todo o Brasil”.

Fotos: Paula Fróes/GOVBA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Aqui

Obrigado por acessar Obaianao. 73-98186-8534